sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Pistas de pouso regionais são pioridades para o Estado

Governo vai pedir recursos para ampliar os aeroportos de
São Mateus, Guarapari e Cachoeiro

Aeroporto de Linhares - SNLN
Os secretários de Transportes de oito Estados, reunidos ontem em Vitória, decidiram desenvolver ações conjuntas para obter do governo federal a garantia da liberação de recursos para os aeroportos regionais. Eles trabalharão em parceria também nos temas ligados a rodovias e ferrovias. Nos próximos dias 14 e 15 estarão em Brasília para entregar as solicitações ao governo federal. A maior parte dos recursos deverá vir do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa).

Aeroporto de Cachoeiro - SNKI

Segundo o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas (Setop), Fábio Damasceno, o governo quer estimular os projetos de melhoria dos aeroportos regionais que são importantes para a descentralização do desenvolvimento estadual. Com a melhoria desses aeroportos, além do transporte de passageiros, há ainda a possibilidade de novos negócios no transporte de cargas e a criação de linhas na rota do petróleo.

Além do Aeroporto de Linhares, que já tem projeto pronto para a construção de nova pista, o governo estadual vai pedir recursos para a ampliação dos terminais aeroportuários de São Mateus, Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim. Uma vez em condições de operação esses aeroportos serão ainda atrativos para os executivos das empresas que estão se instalando no interior do Estado.

Com a intensificação das atividades de exploração de petróleo e gás nos campos do mar territorial do Espírito Santo, são grandes as possibilidades da criação de linhas na rota do petróleo. Linhas entre Cachoeiro de Itapemirim, Vitória e Linhares ou Macaé, Campos e Cachoeiro de Itapemirim são oportunidades que surgirão a partir da melhoria dos aeroportos dessas cidades.

O governo estadual, explicou o secretário, vai coordenar as ações necessárias para que os projetos desses aeroportos sejam elaborados neste ano. Até o final de 2011, a secretaria saberá o montante necessário de recursos para as obras nos aeroportos regionais.
 

Por Rita Bridi

Pátio do Aeroporto de Guarapari - SNGA


Nenhum comentário:

Postar um comentário