Terminal para 1,3 milhão de pessoas pode ser inaugurado já em agosto
09/07/2011 por A GAZETARita Bridirbridi@redegazeta.com.br
A partir de meados de setembro, os usuários do Aeroporto Eurico Salles, em Vitória, contarão com instalações mais confortáveis. Com a conclusão das obras dos módulos operacionais provisórios, as salas de embarque e desembarque e o saguão ganharão mais espaço e a capacidade operacional do aeroporto, que hoje é de 560 mil passageiros por ano, passará para 1,3 milhão.
Vale lembrar que só em 2010, 2,6 milhões passaram pelo terminal. Ou seja, ainda será uma área inferior à demanda. Mas resolverá em parte o problema de congestionamento e desconforto dos passageiros.
Um voo que não decola: obras no aeroporto Eurico Salles completam seis anos
Mas quando se olha o aumento previsto para a capacidade das salas de embarque e desembarque e estacionamento, é possível perceber que o capixaba e o turista vão ganhar um pouco mais de conforto. A sala de desembarque será quatro vezes maior, com mais duas esteiras. A área do embarque será dobrada. Já a quantidade de vagas cresce 108%.
"O aeroporto está muito aquém do que a cidade merece, não condiz com a realidade da cidade", reconhece o superintendente da Infraero no Espírito Santo, Autemar Lopes de Souza. Mesmo sem saber quando os capixabas poderão contar com a retomada e a conclusão das obras do novo aeroporto, iniciadas em 2005, o superintendente garante que a implantação dos módulos operacionais "será um divisor de águas".
Prevista para 15 de setembro, a inauguração dos dois módulos poderá ser antecipada para agosto. A localização da nova sala de desembarque vai contribuir também para reduzir a circulação das pessoas no saguão do aeroporto. Com portaria independente, os passageiros que chegam e as pessoas que irão para recebê-los não passarão pelo saguão, como é hoje.
Ideal
"Aeroporto ideal só quando o novo estiver pronto, porque vai atender em 100% as necessidades do passageiro. Enquanto não temos o novo, estamos apresentando uma alternativa e fazendo um trabalho de transição de boa qualidade", explica o superintendente. Ele conta que está dedicando todo seu tempo a acompanhar as obras para que o resultado seja de boa qualidade.
As atuais 265 vagas de estacionamento serão ampliadas para 552 vagas. Isso ocorrerá no final do ano, quando a Localiza se transferir para outra área da Infraero, liberando o espaço atual. "A área do estacionamento deverá estar liberada em dezembro. Será um presente de Natal", antecipa Lopes.
O andar superior abrigará uma praça de alimentação. Vai demorar um pouco mais porque será preciso construir um novo prédio para a área administrativa, que ganhará um novo prédio nos próximos 24 meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário