domingo, 29 de janeiro de 2012

SPANAIR ENCERRA SUAS OPERAÇÕES

 Atualizado em 27/01/2012 22h11

Companhia aérea espanhola Spanair encerra operações, diz ministério

Fim de negociações com Qatar Airways teria precipitado situação.
TAM tem acordo de compartilhamento de voos com a companhia.

Do G1, com informações de agências internacionais

A companhia aérea espanhola Spanair encerrou suas atividades nesta sexta-feira (27), segundo informações do Ministério de Fomento da Espanha. A Spanair teria chegado a essa situação após o fim das negociações com a Qatar Airways, que estava interessada em adquirir 49% do capital da companhia aérea espanhola, e após o governo de Barcelona anunciar o fim da ajuda pública à companhia.


O Ministério de Fomento da Espanha divulgou comunicado em que diz que  “a Spanair, depois de tornar público o fim de suas operações”, deve "cumprir com suas obrigações junto aos passageiros".

Na página do governo de Barcelona, acionista da empresa, também há uma nota dizendo que, desde o ano passado, foram feitos esforços para encontrar um sócio que garantisse a viabilidade da Spanair.

“Em uma crise econômica como o atual, o governo deve ser extremamente cuidadoso com suas prioridades de gastos”, destaca o governo catalão.

No Brasil


Em maio de 2011, a TAM passou a oferecer passagens em voos da Spanair nas rotas entre Madri e as cidades de Barcelona, Bilbao, Málaga, Tenerife e Santiago de Compostela, por meio de um acordo de codeshare.
Procurada pelo G1, a TAM informou que está trabalhando com as demais empresas membro da Star Alliance "a fim de garantir que os clientes afetados possam ser atendidos da melhor forma possível dadas as circunstâncias".

Comunicado aos passageiros

No comunicado que informa o fim das suas operações e o cancelamento de todos os voos, a companhia aérea espanhola Spanair dá orientações aos passageiros que tenham comprado bilhete da empresa.

A nota completa está disponível no site da empresa, que também colocou à disposição dos clientes um telefone de contato. Para ligar do Brasil, o número é (34) 971 916 047.

A companhia encerra o comunicado dizendo que a “Spanair pede desculpas públicas a todas aquelas pessoas que se sentiram afetadas”.

Brasileiros voam mais, mas para menos cidades




Os brasileiros voaram mais em 2011, mas para menos cidades. Em um ano em que a demanda por voos domésticos cresceu 15,72%, o número de destinos atendidos pelas companhias aéreas regulares caiu. Durante todo o ano, os passageiros brasileiros desembarcaram em 132 cidades, uma a menos do que em 2010, segundo levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) feito a pedido da reportagem.


Apesar de a variação ser de apenas um destino entre um ano e outro, ela acentua um processo de concentração dos voos nas cidades maiores que vem ocorrendo há anos no Brasil. Em 2000, por exemplo, as empresas brasileiras voaram para 189 cidades, segundo dados do anuário do transporte aéreo da Anac.

O recorde do setor em número de destinos foi alcançado em 1957, quando as empresas atenderam 357 cidades, lembra o diretor de comunicação, marca e produto da Azul, Gianfranco Beting, que coleciona dados sobre o setor aéreo. Naquela época, o avião mais utilizado para voar no Brasil era o DC-3, capaz de pousar em pistas precárias. Só a Real Aerovias, uma empresa que foi comprada pela Varig nos anos 60, tinha mais de 100 aviões. "Com a substituição das aeronaves e regras mais rígidas de operação nos aeroportos, não dá mais para operar em todas as cidades que recebiam voos antigamente", explica Beting.

Sem investimento em infraestrutura aeroportuária, a redução do número de cidades atendidas por voos comerciais no Brasil foi inevitável. No interior, a maioria dos aeroportos é administrada pelas prefeituras e não atende os requisitos exigidos pela Anac para receber voos regulares. Eles precisam, por exemplo, ter equipamentos de raio X e equipe de bombeiros de plantão no local. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Movimento no Aeroporto de Vitória sobe 20,2% em 1 ano

Número foi duas vezes e meia superior à capacidade do terminal, de 1,3 milhão

24/01/2012 A Gazeta

Rita Bridirbridi@redegazeta.com.br

O Aeroporto Eurico Salles de Aguiar fechou o ano passado com crescimento de 20,2% na movimentação de passageiros, comparativamente a 2010. O incremento foi superior à média do país, que ficou em 15,5%. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em 2011, mais de 3,1 milhões de pessoas passaram pelo terminal da Capital.

O movimento ficou acima da capacidade projetada do novo aeroporto (que deveria estar concluído até o final deste ano), que é de 2,1 milhões de passageiros. Desde 2009, esse fluxo é superior à capacidade prevista no projeto, que deverá até ser revista. As obras, paralisadas desde julho de 2008, ainda não têm data para serem retomadas.

A capacidade do Aeroporto de Vitória, até 2011, era de 560 mil passageiros. Com a inauguração das novas salas de embarque e desembarque, no início de setembro passado, a capacidade instalada foi ampliada para 1,3 milhão de passageiros/ ano.

Essa expansão contribuiu para reduzir o desconforto dos passageiros, mas as instalações aeroportuárias ainda deixam a desejar.

O número de usuários foi duas vezes e meia superior à capacidade do terminal. Somente com a construção do novo espaço é que esse antigo gargalo da infraestrutura será solucionado.

Mesmo com as novas salas de embarque e desembarque, a capacidade operacional está muito aquém da movimentação registrada. Desde 2007, por exemplo, o número de passageiros é superior à capacidade instalada.

Uma das obras iniciadas na modernização e ampliação do aeroporto da Capital, em 2005, e depois paralisada é a nova torre de controle. O projeto foi licitado, a construção foi retomada e deverá estar concluída neste primeiro semestre. O custo é de R$ 4,5 milhões.

O projeto, segundo a Infraero, prevê "uma das torres de controle mais modernas do país". Com quase o dobro da altura da atual, de 17 metros, a nova estrutura terá 32 metros de altura, proporcionando maior visibilidade às operações de controle de tráfego aéreo com a pista de pousos e decolagens já existente e, também, com a futura segunda pista de pousos e decolagens.
Obras de estacionamento na reta finalNo início de fevereiro deverão estar concluídas, as obras para ampliação das vagas de estacionamento no Aeroporto Eurico Salles de Aguiar. A área total do estacionamento passará dos atuais 5,5 mil para 14,3 mil metros quadrados, e o total de vagas vai mais que dobrar. As 265 vagas atuais passarão para 552, representando acréscimo de 108%.

As obras, com previsão de término neste mês, estão atrasadas por conta do longo período de chuvas, informou a assessoria da Infraero. A ampliação do número de vagas - o estacionamento é um dos gargalos do terminal - será possível porque a locadora Localiza será remanejada para outro espaço.

No remanejamento, a locadora passará a funcionar na antiga garagem da Viação Tabuazeiro, que é hoje um anexo do espaço de estacionamento. Com a mudança, a área hoje ocupada pela Localiza será incorporada ao estacionamento do aeroporto.
Fluxo desde 2007
Ano    Vitória      Variação    Brasil           Variação
2011    3.181.108    20,2%    179.482.228       15,5%
2010    2.644.729    12,9%    155.363.964       21,2%
2009    2.342.283    17,7%    113.263.537       13,1%
2008    1.988.447    4,9%      110.569.767        2,43%


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Pilotos utilizam 'tática' perigosa no aeroporto de Vitória

Pilotos utilizam 'tática' perigosa para fugir da mira do laser no aeroporto de Vitória

Conversas entre a torre de controle e comandantes revela que aeronaves tiveram as luzes de navegação desligadas para se 'esconderem' dos feixes de laser

Vinícius Valfré
Débora Milke
GAZETA ONLINE 

O uso criminoso das potentes e acessíveis canetas com laser tem colocado em risco passageiros e tripulantes em aeronaves que trafegam à noite. Do solo, em bairros localizados no entorno de aeroportos, pessoas direcionam o laser às cabines de comando das aeronaves, o que provoca cegueira momentânea nos pilotos.

Os ataques acontecem durante a aproximação do avião, procedimento que prepara para a aterrissagem e exige o uso da visão para que os pilotos pousem as aeronaves com segurança.

Em Vitória, para evitar que fossem atingidos pelo laser, pilotos descumpriram uma norma da aviação ao se prepararem para pouso no Aeroporto Eurico Salles. Por volta das 20h30 do dia 11 de janeiro, um deles apagou as luzes vermelha e verde que ficam nas extremidades das asas do avião - chamadas de luzes de navegação. Dessa forma, a aeronave ficou "escondida" dos agressores.
A tática deu certo, mas as normas que regulamentam a aviação civil determinam que essas luzes permaneçam acesas durante todo o voo para orientar visualmente pilotos que sobrevoam a mesma área.


A conversa

O áudio da conversa revela um controlador de voo informando a um piloto da companhia GOL sobre um ponto de emissão de laser. O comandante, então, avisa que vai desligar as luzes de navegação para passar despercebido aos olhos dos que portavam o laser. Em seguida, ele comenta a tática com a torre:

Piloto: Tem que vir com tudo apagado mesmo, né?! Não chama a atenção de ninguém.
Torre: Afirmativo! Grato pela informação.

Apesar da tática ter surtido efeito, no diálogo não fica claro se o piloto apagou as demais luzes da aeronave, além das de navegação. Pouco mais de um minuto depois, um avião da TRIP se prepara para a aproximação no Aeroporto de Vitória e é comunicado pela torre sobre as táticas das aeronaves anteriores:

Torre: 5363, Vitória.
Piloto: 5363 na sua escuta.
Torre: Dois tráfegos reportaram incidência de laser na final, entre o 17 e o 18. E os últimos dois que aproximaram, se aproximaram com luzes de navegação apagadas e conseguiram enganar o pessoal do laser.

Para o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a estratégia é inédita, perigosa e não recomendada. O oficial investigador do órgão, major Raul de Souza, afirma que apagar as luzes para fazer a aproximação acaba sendo tão arriscado quanto ter a visão ofuscada pelo laser.

"O Cenipa não recomenda esse tipo de procedimento, até porque apagar as luzes não é um procedimento correto. As luzes posicionadas na aeronave são convencionadas internacionalmente. A da esquerda geralmente é vermelha e a da direita é azul ou verde. Isso dá a noção para a outra aeronave do sentido de deslocamento dela. A partir do momento que ele desliga essas luzes, pode estar até tentando evitar o raio laser, mas está colocando a aeronave numa situação que não é normal", explica.

A companhia Gol Linhas Aéreas foi procurada pela nossa reportagem para comentar a tática utilizada por um de seus pilotos, mas apenas informou, por meio de nota, que "todos os procedimentos de voo são adotados em prol da segurança operacional".

As "canetas", geralmente usadas em apresentações e palestras, são facilmente encontradas em lojas de materiais para escritórios, camelôs ou mesmo na internet e emitem um feixe de luz verde com alcance de até quatro quilômetros, altura suficiente para atingir uma aeronave em manobra para pouso.


O que acontece com os pilotos

Piloto comercial há 20 anos, o comandante de linha aérea Osias Teixeira já foi alvo do raio laser em mais de dez ocasiões, voando no Brasil e em outros países da América do Sul. Ele explica que a ação do laser prejudica a capacidade de enxergar justamente no procedimento em que o uso da visão é indispensável.

A gente tá numa cabine escura com a pupila dilatada, em um ambiente escuro, observando as informações luminosas que temos fora e dentro do avião. Quando a visão é atingida por esse tipo de raio, além de prejudicar violentamente a visão, atrapalha por um bom tempo. Alguns pilotos relatam terem precisado de um minuto para voltar a enxergar novamente. Isso é bastante. Essa fase do voo, que é geralmente de aproximação, em que o avião está mais baixo, é muito trabalhosa no cockpit. Você depende de atenção e principalmente do uso da visão", conta.

Com mais de 50 anos de experiência voando pelos céus do Brasil e do mundo, o presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (APPA), George Araripe Sucupira, também conhece o incômodo provocado pelo laser e garante que o problema também é comum nos Estados Unidos e na Europa. Sucupira admite que a probabilidade de um laser provocar acidente aéreo não é tão grande, mas lembra que os que voam sem co-pilotos sofrem risco maior pois não têm a quem passar o controle da aeronave ao serem atingidos por raio laser.

"Não aconteceu acidente ainda, mas com essa brincadeira de mau gosto, essa irresponsabilidade, essa falta de cidadania... ele (emissor do laser) está querendo matar as pessoas que estão no avião, está querendo causar um acidente. E eu não sei qual é o prazer nisso", desabafa George.

Tanto Osias Teixeira quanto George Araripe Sucupira desconhecem a "tática" de apagar as luzes para driblar o laser e destacam que o procedimento é irregular, com base nos regulamentos da aviação civil e que essa orientação não parte das torres de controle, das companhias aéreas ou das associações de pilotos.

As tentativas para não ser atingido
foto: Reprodução | LaserPointerSafety.com
Piloto atingido por laser
Ainda não existem orientações formais aos pilotos para fugirem da mira do laser
Justamente durante procedimento para pouso, uma das manobras mais delicadas do voo, os pilotos, muitas vezes improvisam para fugir da ação do laser ao mesmo tempo que observam informações visuais de dentro e fora da cabine. George Sucupira conta que tenta deixar a cabeça em uma posição em que os olhos fiquem fora da direção do raio.

"O problema é quando a pessoa está voando sozinha. Não há a possibilidade de ficar virando a cabeça para um lado ou para o outro. Você está mais fixo, principalmente numa decolagem ou pouso, porque, embora exista um procedimento automático, você precisa acompanhar", conta.

O comandante Osias Teixeira revela que os pilotos têm de improvisar para evitar os efeitos do laser. "Quando é um ataque lateral, conseguimos fechar umas cortinas que minimizam a ação do raio. Mas, inicialmente, o único recurso que temos é abaixar a cabeça e ficar olhando exclusivamente para dentro do avião, para os instrumentos, e abandonar as referências visuais até sair do campo de ação do seu, digamos assim, agressor", relata.

Como os relatos de direcionamento de raio laser são relativamente recentes, Sucupira explicou que ainda não há recomendações padronizadas para casos de incidência do feixe de luz na cabine de comando.


Brincadeira é crime

O aeroporto de Vitória é um dos terminais aeroportuários do país com maior registro de aviões alvo de canetas emissoras de laser. Segundo a Infraero, foram 58 casos relatados em 2011. O número representa 22% dos 258 casos registrados em todo o país no ano passado. Um dos últimos relatos sobre raio laser em Vitória é do dia 13 de janeiro.

Um outro áudio mostra uma conversa entre a torre de controle de Vitória e pilotos na qual os comandantes relatam a presença do laser na Grande Vitória:

Piloto 1:  GOL 1656. Tá com laser aqui, senhorita, na final.
Controladora: GOL 1656, ciente. Visual com a pista?

Em seguida, a controladora de voo pede para mais detalhes sobre o laser:

Controladora: só confirma se o raio laser veio pelo lado esquerdo ou direito e se teve algum desconforto na aproximação.
Piloto 1: Algum desconforto, sim. Mas está a 3.5 milhas do 018, bem na proa do GOL 1656.

O comandante de um voo da TRIP confirma a informação do piloto da GOL:

Piloto 2: o TRIP confirma a posição do laser informada pelo GOL, ok? (...) a gente estava voando na proa do treze e eles estavam focando na gente também, exatamente na posição que o GOL informou.
Controladora: 5481, ciente. Copiados os dados.

Um piloto também relata ter sofrido desconforto devido à emissão de raio laser na cidade de Guarapari:

Piloto: Aqui próximo a Guarapari, ingressando na órbita, dois laseres também.
(...)
Controladora: desconforto?
Piloto 2: Desconforto sempre há, senhorita. A gente está com a cabeça baixa, e o negócio ofuscando.
Controladora: ciente, copiado. É que a gente vai preencher um relatório e a gente precisa saber mais ou menos como foi a aproximação para levarmos para frente (o relatório). Muito obrigado pela informação.

A recomendação que os pilotos têm é de reportar da maneira mais precisa possível o local de partida do raio laser para que as informações sejam enviadas à polícia, à Infraero e ao Cenipa. Cerca de 5 minutos depois do relato do piloto, a torre de controle voltou a fazer contato com o comandante para pedir mais detalhes sobre o problema. No entanto, os pilotos têm a ingrata tarefa de tentar descrever, à noite, locais pouco conhecidos por eles:

Controlador:
voo 5481 da TRIP, é a torre.
Piloto: 5481 na sua escuta.
Controlador: você poderia novamente confirmar qual foi a posição do laser em relação à sua aeronave?
Piloto 2: olha, ela está exatamente na minha proa, ok?! Eu creio que seja próximo ao morro de Santo Antônio aqui. Não, não é o morro de Santo Antônio não. É um que tem depois do Porto de Vitória. Tem um morro antes e tem como se fosse uma avenida principal. Tá ali.
Controlador: O senhor consegue observar aquela ponte estaiada? Seria nessa avenida?
Piloto 2: É o local onde desce a ponte que vem de Vila Velha para cá, onde tem o pedágio. Seguindo exatamente onde tem o alinhamento da cabeceira 05 (...) tá uma quadra antes, tem uma praça. É nessa avenida maior que tá, bem no alinhamento da 05 aqui.
Controlador: ok, grato pelas informações.

A brincadeira de mau gosto é crime e pode dar cadeia. No artigo 261, o Código Penal Brasileiro prevê pena de dois a cinco anos de reclusão para quem colocar aeronaves em perigo, como destaca o major Raul de Souza, do Cenipa.

"Esse tipo de atitude não é benéfica para a aviação. Além de ir de encontro ao Código Penal Brasileiro, vai de encontro à segurança de voo. Expõe a aeronave, em voo, a uma condição de perigo", destaca.

A Infraero ressalta que muitas dessas ocorrências são gerada por crianças, que direcionam o feixe de luz aos aviões por "brincadeira". Inclusive, o problema costuma ser mais frequente durante as férias escolares. Para coibir o direcionamento de laser contra aviões, a Infraero afirma ter se reunido com associações de moradores de bairros vizinhos ao aeroporto para conscientizá-los dos riscos do uso desta caneta.

Quando um piloto relata a presença do laser, a Infraero comunica ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) para que a polícia tente localizar o portador do laser. Tarefa que não é a das mais fáceis porque depende de disponibilidade de equipe e da colaboração de populares para apontar quem é o responsável pela brincadeira criminosa.




Voo da TAM de Paris ao Rio volta à França após problemas técnicos

Passageiros só chegarão ao Brasil na quinta-feira, segundo a companhia

Do R7 | 25/01/2012 às 01h06

Copyright Thomson Reuters 2011
Um voo da TAM de Paris, na França, para o Rio de Janeiro teve que voltar à capital europeia, pouco depois da decolagem, na noite de terça-feira (24), devido a um problema técnico, informou a companhia aérea em comunicado.
O voo JJ 8055 partiu do aeroporto Charles De Gaulle com destino ao Brasil às 17h09 (horário de Brasília) de terça, mas voltou a pousar em Paris pouco mais de uma hora depois, às 18h37.

Em nota, sem detalhar qual foi o problema técnico, a TAM informou que "o comandante seguiu o procedimento recomendado para a situação e não prosseguiu com o voo".
O voo com 160 passageiros a bordo estava previsto para pousar no Rio de Janeiro a partir das 4h55 desta quarta-feira (25). De acordo com a programação de voos disponível no site da TAM, a aeronave Airbus A330 opera a rota Paris-Rio.

Segundo a TAM, os clientes foram acomodados em hotéis e devem embarcar em um novo voo na quarta-feira. A decolagem está prevista para 13h30 (horário de Brasília), devendo chegar ao Rio de Janeiro à 1h20 de quinta-feira (26).

A330 DA TAM

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Cancelamento de voos provoca transtornos, atrasos e nervosismo em Vitória

Cancelamento de voos provoca transtornos e nervosismo em Vitória

                                       Aeroporto de Vitória lotado de passageiros aguardando  para embarcar devido vazamento de óleo ocorrido na pista do aeroporto
A pista foi liberada às 12h20. Voos começaram a ser normalizados às 16 horas. Enormes filas se formaram nos balcões de check-in

O saguão do Aeroporto de Vitória ficou lotado na tarde desta segunda-feira (23), após o fechamento da pista por três horas na parte da manhã devido a um derramamento de óleo na pista. Enormes filas se formaram nos balcões de check-in das companhias aéreas e muitos passageiros tentavam remarcar as passagens.

De acordo com a Infraero, 12 voos foram cancelados, entre chegadas e partidas, e quatro foram alternados para outros aeroportos. A pista foi liberada às 12h20, mas o horário dos voos começou a ser normalizado a partir de 16 horas.

O estudante Igor Rafael Souza, 20 anos, viajaria para Belo Horizonte a passeio e teve o voo cancelado. Como comprou a passagem de uma empresa de pequeno porte, só conseguiu remarcar a viagem para quarta-feira (25). A pedagoga Renata Gomes, 40 anos, também embarcaria no mesmo voo, às 10h35. Ela vai viajar nesta terça-feira (24), às 6h25. Para ela, o prejuízo maior foi deixar as filhas, de 6 e 7 anos, sem a sua presença por mais um dia.

"O meu maior prejuízo não é financeiro, é pessoal. Minhas filhas estão em Belo Horizonte. Nós viemos para Vitória porque houve falecimento na nossa família. Eu tive que deixar as minhas duas filhas contando que voltaria hoje, e infelizmente não posso voltar", contou.
A reação da costureira Zilma Arcanjo, 62 anos, ao saber que não poderia embarcar nesta segunda, foi chorar. Ela precisará trabalhar no final de semana para cumprir os prazos dos seus compromisso que foram adiados com o cancelamento do voo. "Eu chorei quando fiquei sabendo que não tinha possibilidade de viajar. Minha pressão subiu e precisei tomar um comprimido de tão nervosa que eu fiquei".

A técnica em contabilidade Gedalva Silva Martins, 38 anos, e o filho Daniel Silva Pinheiro, 16 anos, ficaram mais de sete horas no Aeroporto de Vitória. Eles embarcariam para o Rio de Janeiro às 10h12 e o voo foi remarcado para às 17h30. Para os dois, foi um dia cansativo e desperdiçado. "Foi muito cansativo passar o dia inteiro no aeroporto e hoje ainda é véspera do aniversário do meu filho. Para nós, esse cancelamento foi um transtorno", disse.

Por meio de nota, a Infraero informou que a pista ficou interditada desde às 9h30. O motivo foi um vazamento de óleo hidráulico durante exercício dos veículos de Combate a Incêndio do aeroporto.
Samanta Nogueira
Rádio CBN Vitória (93,5 FM)

Forte turbulência em voo da American Airlines entre Recife e Miami fere 3

Na hora do incidente, o almoço estava sendo servido e as bandejas de comida também foram atiradas para o alto

Agência Estado

Uma forte turbulência no voo 980 da American Airlines entre Recife e Miami causou pânico entre os 167 passageiros e deixou três feridos, na noite de domingo. Por volta das 13 horas, duas horas depois de ter decolado do Aeroporto dos Guararapes, no Recife, o Boeing 757-200 sofreu uma perda brusca de altitude e quem estava sem o cinto foi arremessado para o teto, segundo relatos de passageiros.

Na hora, o almoço estava sendo servido e as bandejas de comida também foram atiradas para o alto. Três dos seis tripulantes ficaram feridos e foram socorridos em hospitais de Miami. A American Airlines informou que o avião sofreu uma "forte e inesperada" turbulência durante a rota e que "felizmente, nenhum passageiro ficou ferido". Relatos de pessoas a bordo afirmam que alguns sofreram só ferimentos leves e optaram por não ir para o hospital.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Aeroportos prontos para a Copa? TCU acha que não


Para alguns setores da administração federal, nuvens negras já se formam no horizonte. Por exemplo, a preocupação do Tribunal de Contas da União - TCU - com os cortes no orçamento da Infraero é que isso venha a impactar as obras para os megaeventos esportivos que o país irá sediar em breve. O Brasil foi anunciado como país-sede da Copa de 2014 em outubro de 2007, mas muitas obras anunciadas ainda não saíram do papel. A reforma e a ampliação do terminal Sul de passageiros de Brasília se arrasta desde 2007. No primeiro balanço do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em abril daquele ano, estava prevista a conclusão em agosto de 2010, no valor de R$ 149 milhões. Mas o TCU apontou falhas no edital e recomendou a paralisação da obra naquele ano. O projeto foi totalmente alterado e a obra teve início em abril do ano passado. Perdeu R$ 115 milhões no remanejamento do final do ano. Tem prazo de conclusão previsto para dezembro de 2013, no valor de R$ 864 milhões. Pelo planejamento da estatal, a ampliação do sistema de pistas e pátios de Guarulhos estaria concluída em agosto de 2008, como registra o segundo balanço do PAC. Depois, o prazo foi sendo estendido até chegar a outubro de 2013. Iniciada apenas em maio de 2010, a obra tem dois terços realizados.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Aeroporto recebe campanha de verão da Setur-ES


O balcão da Setur-ES no aeroporto de Vitória

Desde esse final de semana, turistas e capixabas que passarem pelo aeroporto de Vitória – Eurico de Aguiar Salles recebem as boas-vindas com um novo visual. A ação faz parte do Plano Verão 2012 do governo do Estado e está sendo implementada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-ES), em parceria com a Infraero.

A sala de desembarque do aeroporto recebeu seis novos painéis, que mostram os principais atrativos turísticos do Espírito Santo. A ideia é fazer uma campanha para a temporada do verão (até abril) e outra para o inverno (a partir de maio).

O próximo passo será a instalação de painéis na sala de embarque do aeroporto, agradecendo a visita e desejando que os turistas voltem ao Estado.

INFORMAÇÃO
A Setur-ES também montou uma nova estrutura para o Serviço de Atendimento ao Turista (Sat), que agora conta com um novo Balcão de Informações e um telão de 46 polegadas, onde são exibidos vídeos promocionais do Estado e dos municípios.

O Sat da Setur-ES já funciona há dois anos, com atendimento bilíngue no aeroporto e na rodoviária – atendendo diariamente de 6h30 às 20h30 –, e na Estação Pedro Nolasco, em Cariacica – de 20h às 22h.

Nesses locais são distribuídos materiais informativos sobre o Espírito Santo, mapa turístico, além de serem dadas informações e dicas sobre eventos e atrativos turísticos.


fonte: panrotas.com

THERE ARE A NEW COMPANY ON THE SKY!!

Here you have the starter airline on the Amazon Region. MAP Linhas Aereas took from Trip this ATR42 and soon will launch its operations. We wish the best to the entire MAP crew when flying over amazonic skies!



ESTA CHEGANDO NOVIDADE NO AR!

Mais Linhas Aéreas é a mais nova companhia brasileira
 

O Brasil terá ainda neste ano mais uma companhia. A Mais Linhas Aéreas, que tem o Rio de Janeiro como sua base de operação, vai operar em voos domésticos com dois aviões Fokker-100, os mesmos modelos usados pela Avianca (antiga Oceanair).

No site www.voemais.com.br, a nova empresa informa que seus aviões são o MK-28, nome técnico do Fokker-100, com 100 lugares. O grupo é formado por empresários de Salvador (BA).

Entre os destinos que a Mais pretende operar estão Fortaleza e Brasília, mas há interesse ainda pela Pampulha. A rota para Minas depende da Agência Nacional de Aviação Civil A(Anac).

No site da empresa consta ainda informação de que seus aviões farão fretamentos. A Anac informou que ainda não recebeu pedido da Mais para operar voos domésticos.

O Brasil terá ainda neste ano mais uma companhia. A Mais Linhas Aéreas, que tem o Rio de Janeiro como sua base de operação, vai operar em voos domésticos com dois aviões Fokker-100, os mesmos modelos usados pela Avianca (antiga Oceanair).

No site http://www.voemais.com.br/, a nova empresa informa que seus aviões são o MK-28, nome técnico do Fokker-100, com 100 lugares. O grupo é formado por empresários de Salvador (BA).

Entre os destinos que a Mais pretende operar estão Fortaleza e Brasília, mas há interesse ainda pela Pampulha. A rota para Minas depende da Agência Nacional de Aviação Civil A(Anac).


No site da empresa consta ainda informação de que seus aviões farão fretamentos. A Anac informou que ainda não recebeu pedido da Mais para operar voos domésticos.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Conheça o avião de Eike Batista

Malas na balança

 

VEJA QUAIS SÃO AS REGRAS PARA FRANQUIA DE SUA  BAGAGEM

A Gazeta

As malas do viajante brasileiro voltaram a ser tema de discussão recentemente, depois de a Anac informar que pretende rever as regras para o transporte de bagagem. Está nos planos da agência reguladora reavaliar a franquia, ou seja, o peso que cada passageiro tem direito a transportar no porta-malas da aeronave sem pagar taxa extra - atualmente, dois volumes de até 32 quilos cada nos voos internacionais. A revisão está prevista para o ano que vem.

As normas da Anac valem para bilhetes emitidos no Brasil, nos trechos com partida ou chegada em território nacional. E, na maioria dos casos, são mais generosas que as regras dos outros países (que variam, ainda, de acordo com a empresa aérea). Muitas concedem franquia de bagagem extra para passageiros associados aos programas de fidelidade e aos que viajam na primeira classe e na executiva.

Ou seja, além de clima, duração da viagem e roteiro, o turista que não quer pecar (nem pagar) pelo excesso precisa estar atento aos limites estabelecidos pelo país de destino e às normas específicas do seu voo. Consultar a empresa antes do embarque evita aborrecimentos. As informações a seguir valem para trajetos que incluem o Brasil.

EUA e Canadá

Franquia padrão: Uma mala de até 50 libras (cerca de 23 quilos)

Empresas aéreas
:
- American Airlines (duas malas de 32 quilos cada);

- Continental (duas malas de 23 quilos cada);

- Delta (duas peças de 32 quilos cada); e

- United (dois volumes de até 32 quilos)
União EuropeiaFranquia padrão:
Uma bagagem com peso máximo que varia de 44 a 50 libras (20 a 23 quilos)
Empresas aéreas:
- TAP, KLM e Air France (duas peças de até 32 quilos, a partir do Brasil, e duas de até 23 quilos, quando a partida for da Europa);

- Lufthansa (duas malas de 32 quilos, tanto nos voos de ida quanto nos de volta)


Oriente Médio

Franquia padrão:
Uma mala de 32 quilos
Empresas aéreas:
- Emirates (são permitidos 30 quilos na classe econômica); e

- Qatar Airways (são permitidos dois volumes de 32 quilos cada nos voos de ida e volta)

Brasil
Franquia padrão: Total de 20 quilos de bagagem em voos nacionais e duas malas de 32 quilos nos internacionais

Empresas aéreas:
- TAM (são permitidas duas malas de 32 quilos cada para Europa, América do Norte, Ásia, África e América do Sul - no retorno, vale o limite de 23 quilos desde a maioria dos destinos); e

- Gol (dois volumes de 23 quilos cada).

América do Sul e Caribe
Franquia padrão: Duas malas de 23 quilos cada

Empresas aéreas:
- LAN (são permitidas duas malas de 32 quilos nos voos do e para o Brasil ou a Austrália);

- Aerolíneas Argentinas (uma peça de 20 quilos, ida e volta); e

- Avianca (duas de 32 quilos no total)


Franquia mínima pode ser extinta

Entre as alterações planejadas pela Anac está a extinção da franquia mínima de bagagem. As empresas poderiam vender apenas o lugar no voo, a preço mais em conta, e o passageiro pagaria taxa extra para embarcar malas, como ocorre nas low costs da Europa e dos EUA

VENDA ILEGAL!

Comprar e vendar milhas aéreas para agências de viagens é ilegal, diz Procon de Vitória

Folha Vitória
Redação Folha Vitória
 
Basta uma rápida pesquisa em qualquer site de buscas da internet para encontrar diversos anúncios de agências de viagens e companhias de turismo, que negociam a compra e venda de milhas aéreas.
 
Apesar de um grande número de empresas exercerem essa atividade, para o Procon de Vitória esse tipo de comércio é ilegal e pode prejudicar o consumidor.
As milhagens são parte de um programa de fidelidade oferecidos pelas companhias aéreas aos clientes que utilizam cartão de crédito. Os gastos efetuados no cartão transformam-se em pontos de bônus que, ao serem acumulados, podem ser posteriormente trocados por passagens aéreas.

De acordo com a coordenadora de Fiscalização do Procon, Liliam Chagas, "por se tratar de uma bonificação, as milhas não podem ser comercializadas, são de uso individual e restrito". A mesma informação é encontrada no regulamento dos programas de fidelidade aérea.
No entanto, algumas agências de viagens compram milhagens de terceiros e as negociam livremente, por preços mais atraentes. O prejuízo pode ficar com o consumidores, que, ao adquirirem essas milhas, podem correr o risco de terem suas passagens bloqueadas.

"Tivemos um caso recente de uma família que perdeu o voo aqui no aeroporto de Vitória. Ao fazerem a ocorrência junto à companhia aérea, a mesma informou a eles que deveriam utilizar 6000 pontos por passageiro para embarcarem em outro voo. Como eles não possuíam programa de milhagens, o Procon foi acionado e solicitou junto à agência novas passagens provenientes de outra companhia aérea, sem ônus para a família", explica Liliam. Este é um exemplo do transtorno que pode acontecer ao consumidor que contribui, mesmo sem saber, para esse tipo de fraude.


Roubo e perda de cartão

Caso o consumidor seja membro de um programa de fidelidade de companhia aérea e tenha seu cartão roubado ou clonado, o Procon recomenda que seja feito o boletim de ocorrência e cancelamento do cartão de crédito o mais rápido possível, para evitar seu uso por terceiros. Segundo Lilian, "as companhias aéreas já estão orientando seus clientes a verificarem a pontuação referente às milhagens regularmente, a fim de evitar fraudes." 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ônibus faz trajeto direto do Aeroporto de Vitória para Guarapari

Os ônibus circulam de segunda a sábado, com duas saídas diárias de cada município



Os turistas que desembarcam no Aeroporto de Vitória já contam com ônibus intermunicipais ligando o aeroporto a Guarapari. A linha começou a operar nesta quinta-feira (12).

A iniciativa é do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES). Os ônibus circulam de segunda a sábado, com duas saídas diárias de cada município.

Pela manhã, os coletivos partem do Bairro Ipiranga, em Guarapari, às 8h10min, e de Vitória, do Aeroporto Eurico Salles, às 9h50min. No período da tarde os ônibus partem às 14h30min de Guarapari e às 16h30min de Vitória. As tarifas variam de R$ 2,80 (trecho Perocão X Guarapari e Setiba X Guarapari) a R$ 15,20 (Aeroporto X Guarapari).

 Tarifas:Aeroporto x Guarapari - R$ 15,20
Shopping Vitória x Guarapari - R$ 13,20
Shopping Praia da Costa x Guarapari - R$ 11,90
Barra do Jucu x Guarapari - R$ 10,20
Morada do Sol x Guarapari - R$ 8,70
Ponta da Fruta x Guarapari - R$ 6,90
Praia do Sol x Guarapari - R$ 4,50
Entrada de Setiba x Guarapari - R$ 2,80
Perocão x Guarapari - R$ 2,80
Aeroporto x Shopping Vitória - R$ R$ 10,70
Aeroporto x Shopping Praia da Costa - R$ 10,70
Aeroporto x Barra do Jucu - R$ 10,70
Aeroporto x Morada do Sol - R$ 10,70
Aeroporto x Ponta da Fruta - R$ 10,70
Aeroporto x Praia do Sol - R$ 10,70
Aeroporto x Entrada de Setiba - R$ 12,30
Aeroporto x Perocão - R$ 13,70

(As informações do Departamento de Estradas de Rodagens)


FONTE: A GAZETA

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Vergonha no aeroporto de Vitória

 JORNAL A TRIBUNA 07 DE JANEIRO DE 2012 


Nem a bancada federal e nem o governo do Estado consegue instalação de equipamento que reduz caos durante a chuva

 Voos cancelados, voos atrasados e passageiros inquietos com a longa espera no saguão
do aeroporto de Vitória. Essa tem sido a realidade cada vez mais comum para quem tenta
viajar de avião nos dias de chuva, no Estado. E um dos motivos de todo esse transtorno é que o aeroporto de Vitória não tem instalado o equipamento Instrument Landing System (ILS).
Aparentemente, nem a bancada federal capixaba em Brasília ou o governo do Estado consegue agir para pressionar e resolver o problema. O ILS é um equipamento que permite a aeronave se aproximar e pousar em condições meteorológicas adversas. Quem esteve no aeroporto de
Vitória na última quinta-feira presenciou de perto como as chuvas fortes podem interferir no fluxo
das viagens. Centenas de pessoas ficaram presas no saguão do aeroporto. Muitas se espalharam pelo chão à espera dos voos cancelados. Por aproximadamente duas horas, passageiros  guardaram informações. Ao todo, 32 voos foram cancelados, entre pousos e decolagens,
por causa do mau tempo. Para o diretor de Segurança do Sindicato Nacional dos Aeronautas,
Carlos Camacho, com o equipamento o transtorno poderia ser reduzido. “Com o ILS, as aeronaves podem pousar e decolar mesmo nos dias de chuva mais intensa. Assim, os pilotos e as empresas não precisariam aguardar o mau tempo passar para prosseguir a viagem.” Ele explicou que o sistema reduz de 500 para 200 pés de altura, o equivalente a 60 metros, a altura necessária para que a aeronave possa aterrissar com segurança. “O ILS funciona como uma espécie de rampa de aproximação. com esse equipamento, é acionado no painel de controle da aeronave um sistema que orienta o piloto se ele está acima ou abaixo da rampa (ângulo) que deve seguir para pousar”.
Em novembro do ano passado, a Infraero iniciou as obras de terraplanagem para instalar o ILS, fase que estaria completa neste mês. Entretanto, isso não aconteceu. Já a Aeronáutica havia dado prazo final para instalação no mês de março deste ano. Em nota, a Infraero informou  que a instalação do ILS fica a cargo da Aeronáutica, e que está programada para ocorrer em 2012.
A Aeronáutica foi procurada para falar sobre o assunto, entretanto comunicou que irá se pronunciar somente na segunda-feira.

ENTENDA O EQUIPAMENTO
 Pouso mais fácil O INSTRUMENT Landing System
>
(ILS) permite que os aviões se aproximem
e pousem em condições adversas,
em chuva ou nevoeiro.
>
como se fosse o ângulo que a aeronave
deve entrar para conseguir
pousar, e ainda mostra com precisão
o ponto central da pista.
32 voos foram cancelados devido à chuva
2 horas foi o tempo de espera no saguão

Aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim

Pelo jeito não é só o aeroporto de Vitória que está dando o que falar. Cachoeiro de Itapemirim, região Sul do Espírito Santo, resolveu também chamar atenção da mídia com o seu "aeroporoto". Placa fica no Centro da cidade.

Eliamar Fragoso - COMUNIDADE PLACAS CURIOSAS



Guilherme Piva tem pertences furtados em aeroporto

De acordo com a coluna de Ancelmo Gois, o ator e mais oito passageiros tiveram bagagens violadas

GAZETA ONLINE

Guilherme Piva teve seus pertences furtados no aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, na última quinta-feira (05). De acordo com a coluna de Ancelmo Gois, do jornal "O Globo", o ator, logo após o desembarque, foi buscar a mala na esteira. Quando viu o objeto percebeu que ele estava sem o plástico protetor.
Pouco depois, Guilherme percebeu que alguns de seus pertences tinham sido furtados. Parece que o ator não foi a única vítima. Segundo a coluna, mais oito passageiros passaram pela situação.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Passageiros do Aeroporto de Vitória recebem orientação do Procon

Tiago Félix
tfernandes@redegazeta.com.br




Os passageiros do Aeroporto Eurico Salles, em Vitória, estão recebendo orientações para não ter dor de cabeça com as empresas aéreas. O Procon de Vitória instalou uma van itinerante no estacionamento do terminal para realizar  ações especiais de férias entre os dias 03 e 16 de janeiro. Os atrasos e canelamentos de voos são as maiores queixas dos passageiros.

O principal objetivo da operação é possibilitar que o consumidor possa ter mais informações sobre os direitos e garantias que constam do cumprimento do Código de Defesa do Consumidor. Nesta terça-feira (03), as equipes de atendimento e de fiscalização responderam dúvidas, fizeram abertura de processos e distribuíram cartilhas educativas.

 

Van intinerante do Procon no Aeroporto de Vitória

De acordo com o gerente do Procon de Vitória, Marcos Nati, cancelamentos e atrasos de voos são os mais questionados pelos passageiros. Ele ressalta que o consumidor muitas vezes não tem o conhecimento dos direitos e acabam no prejuízo.

"Existe uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Amac) de número 141/2010 que garante a todo consumidor, que esteja com seu voo atrasado, o direito de comunicar os familiares o atraso, em casos de uma hora. Atrasos superior a duas horas, o passageiro já tem direito a alimentação como café, almoço e jantar. E acima de quatro horas o consumidor tem o direito de pedir o cancelamento da viagem com a devolução do dinheiro ou a solicitar um lugar em outra aeronave, até mesmo de outra companhia. Muitos nem sabem que têm esse direito", explica.

As dúvidas são variadas como mau atendimento, pratica de overbooking (venda de bilhetes acima da capacidade do voo), e cobrança de multas abusivas. Uma professora de português, que pediu para não ser identificada, procurou a van do Procon nesta terça, após o genro não conseguir embarcar em São Paulo para Vitória na semana passada. Ele não preencheu corretamento o nome, esquecendo de colocar o sufixo "Júnior", quando comprou a passagem na internet.

Segundo a professora o genro perdeu a passagem de R$ 350 e teve que comprar outra no valor de R$ 600. A empresa aérea garante que acertou ao não deixar o passageiro embarcar. Ela agora conta com o apoio do Procon. "Isso não pode acontecer. Tem que haver uma maneira da pessoa se identificar, provar filiação e evitar esse prejuízo. Então estou procurando o Procon para resolver essa situação", conta a professora.

O gerente do Procon esclarece que erro de grafia ou falta do nome na hora da compra pela internet tem como ser corregido pela empresa aérea. O passageiro não pode deixar de viajar por conta desse detalhe. Ele destaca que problemas desse tipo são registrados constantemente nas empresas aéreas, e o passageiro tem que procurar seus direitos imediatamente.

"Ele tem que procurar o Procon, abrir um processo administrativo e pedir o ressarcimento do valor pago pela segunda passagem, devidamente atualizado. Ele recebe todo dinheiro, inclusive a taxa de embarque", diz Marcos.

Além do Aeroporto de Vitória, o Procon itinerante estará no Terminal Rodoviário de Vitória entre os dias 16 e 31 de janeiro. O consumidor pode tirar dúvidas de serviços que vão desde a "Gratuidade para idosos" (previsto no Estatuto do Idoso) à reclamações e queixas de produtos e serviços ali comercializados.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Pela primeira vez em SBVT um ATR da Azul!

Esteve hoje a tarde em nosso aeroporto um ATR da Azul, o primeiro da companhia a pousar em VIX!

cumprindo programação no voo 09131 - VIX-VCP o ATR Planeta Azul!


Celular faz avião retornar a aeroporto

Avião retorna a aeroporto nos EUA após celular ser encontrado

Por medida de segurança, aeronave da Air France com 243 a bordo volta a Houston 30 minutos depois da decolagem

iG São Paulo | 04/01/2012

Um avião da companhia Air France que decolou nesta quarta-feira de Houston, nos Estados Unidos, voltou ao aeroporto após um telefone celular ser encontrado.
A aeronave, um Boieng 777, levava 228 passageiros e 15 tripulantes a bordo e seguia em direção à Paris, capital da França.

Cerca de 30 minutos depois da decolagem, o piloto decidiu voltar para Houston como medida de segurança, já que ninguém reconheceu o telefone.

De acordo com a Air France, em nenhum momento a segurança dos passageiros esteve ameaçada e a decisão do piloto foi tomada apenas como precaução.
O telefone foi entregue às autoridades americanas, que acreditam que ele tenha sido esquecido por um passageiro de um voo anterior.

O Boeing 777 partiu mais tarde para Paris, onde pousou com cerca de cinco horas de atraso.

Com EFE e Reuters

Aeroporto de Vitória conta com mais 15 táxis

Aeroporto de Vitória conta com mais 15 táxis a partir de segunda-feira

Sorteio entre os permissionários do serviço municipal de táxi foi para definir atuação temporária no local

gazeta online

Para aumentar o número de táxis no aeroporto, nesse período de férias, quando a rotatividade de passageiros é maior, a Secretaria Municipal Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) realizou um sorteio de 15 vagas, entre os permissionários do serviço municipal de táxi, para atuação temporária no local.

O sorteio aconteceu, na tarde desta sexta-feira (06), e os quinze sorteados já começam a atuar no aeroporto, a partir desta segunda-feira (09) até o dia 31 de março.

"Essa medida visa suprir a demanda, que, na temporada de férias, aumenta muito. É uma medida provisória, que vale apenas para um período determinado. Se constatarmos a necessidade de manter esse número ao longo do ano, poderemos mantê-lo", informou o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Domingos Sávio Gava. (com informações da PMV)

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Dinheiro garantido para obra no aeroporto de Linhares

Foram liberados R$ 22 milhões. Previsão é de que voos comerciais comecem em 2013

Rita Bridirbridi@redegazeta.com.br

O governo estadual encerra o ano com uma boa notícia. A Secretaria Nacional de Aviação Civil garantiu a liberação de R$ 22 milhões para o aeroporto de Linhares. Com a garantia do dinheiro, que foi dada na tarde de ontem ao governador Renato Casagrande, a licitação para a construção da nova pista será feita no decorrer do mês de janeiro.

O Estado entra com a contrapartida de R$ 10 milhões e, com as obras que serão feitas, o aeroporto terá condições de operar voos comerciais no final de 2012 ou início de 2013. O terminal de Linhares será o primeiro, fora de Vitória, a ter voos comerciais. O próximo será o de Cachoeiro.

O secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, disse que a nova pista, de 1,8 mil metros, deverá estar concluída em 2013, mas há possibilidade de iniciar os voos pela atual pista, antes mesmo da conclusão da pista maior.

O projeto prevê ainda a construção de uma taxiway (faixa para manobras), pátio de aeronaves, instalação do Corpo de Bombeiros, o cercamento do terminal e a instalação de sinalização noturna.

A Gazeta

Previsão do Tempo


Mais um dia de céu nublado para os capixabas. Nesta quinta-feira (5) o sol não deve aparecer e a previsão é de chuva a qualquer hora, com grandes chances de chuva forte.


As temperaturas não mudam muito em relação aos últimos dias e, na Grande Vitória, devem variar entre 22°C e 28°C.

Para mais informações, acompanhe a Previsão do Tempo no Alerta Geral, Jornal da TV Vitória, Jovem Pan Vitória e Rádio Vitória 640 Khz.