segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Vergonha no aeroporto de Vitória

 JORNAL A TRIBUNA 07 DE JANEIRO DE 2012 


Nem a bancada federal e nem o governo do Estado consegue instalação de equipamento que reduz caos durante a chuva

 Voos cancelados, voos atrasados e passageiros inquietos com a longa espera no saguão
do aeroporto de Vitória. Essa tem sido a realidade cada vez mais comum para quem tenta
viajar de avião nos dias de chuva, no Estado. E um dos motivos de todo esse transtorno é que o aeroporto de Vitória não tem instalado o equipamento Instrument Landing System (ILS).
Aparentemente, nem a bancada federal capixaba em Brasília ou o governo do Estado consegue agir para pressionar e resolver o problema. O ILS é um equipamento que permite a aeronave se aproximar e pousar em condições meteorológicas adversas. Quem esteve no aeroporto de
Vitória na última quinta-feira presenciou de perto como as chuvas fortes podem interferir no fluxo
das viagens. Centenas de pessoas ficaram presas no saguão do aeroporto. Muitas se espalharam pelo chão à espera dos voos cancelados. Por aproximadamente duas horas, passageiros  guardaram informações. Ao todo, 32 voos foram cancelados, entre pousos e decolagens,
por causa do mau tempo. Para o diretor de Segurança do Sindicato Nacional dos Aeronautas,
Carlos Camacho, com o equipamento o transtorno poderia ser reduzido. “Com o ILS, as aeronaves podem pousar e decolar mesmo nos dias de chuva mais intensa. Assim, os pilotos e as empresas não precisariam aguardar o mau tempo passar para prosseguir a viagem.” Ele explicou que o sistema reduz de 500 para 200 pés de altura, o equivalente a 60 metros, a altura necessária para que a aeronave possa aterrissar com segurança. “O ILS funciona como uma espécie de rampa de aproximação. com esse equipamento, é acionado no painel de controle da aeronave um sistema que orienta o piloto se ele está acima ou abaixo da rampa (ângulo) que deve seguir para pousar”.
Em novembro do ano passado, a Infraero iniciou as obras de terraplanagem para instalar o ILS, fase que estaria completa neste mês. Entretanto, isso não aconteceu. Já a Aeronáutica havia dado prazo final para instalação no mês de março deste ano. Em nota, a Infraero informou  que a instalação do ILS fica a cargo da Aeronáutica, e que está programada para ocorrer em 2012.
A Aeronáutica foi procurada para falar sobre o assunto, entretanto comunicou que irá se pronunciar somente na segunda-feira.

ENTENDA O EQUIPAMENTO
 Pouso mais fácil O INSTRUMENT Landing System
>
(ILS) permite que os aviões se aproximem
e pousem em condições adversas,
em chuva ou nevoeiro.
>
como se fosse o ângulo que a aeronave
deve entrar para conseguir
pousar, e ainda mostra com precisão
o ponto central da pista.
32 voos foram cancelados devido à chuva
2 horas foi o tempo de espera no saguão

Nenhum comentário:

Postar um comentário