Atualizado em 27/01/2012 22h11
Companhia aérea espanhola Spanair encerra operações, diz ministério
Fim de negociações com Qatar Airways teria precipitado situação.
TAM tem acordo de compartilhamento de voos com a companhia.
Do G1, com informações de agências internacionais
A companhia aérea espanhola Spanair encerrou suas atividades nesta sexta-feira (27), segundo informações do Ministério de Fomento da Espanha. A Spanair teria chegado a essa situação após o fim das negociações com a Qatar Airways, que estava interessada em adquirir 49% do capital da companhia aérea espanhola, e após o governo de Barcelona anunciar o fim da ajuda pública à companhia.
O Ministério de Fomento da Espanha divulgou comunicado em que diz que “a Spanair, depois de tornar público o fim de suas operações”, deve "cumprir com suas obrigações junto aos passageiros".
Na página do governo de Barcelona, acionista da empresa, também há uma nota dizendo que, desde o ano passado, foram feitos esforços para encontrar um sócio que garantisse a viabilidade da Spanair.
“Em uma crise econômica como o atual, o governo deve ser extremamente cuidadoso com suas prioridades de gastos”, destaca o governo catalão.
No Brasil
Em maio de 2011, a TAM passou a oferecer passagens em voos da Spanair nas rotas entre Madri e as cidades de Barcelona, Bilbao, Málaga, Tenerife e Santiago de Compostela, por meio de um acordo de codeshare.
Procurada pelo G1, a TAM informou que está trabalhando com as demais empresas membro da Star Alliance "a fim de garantir que os clientes afetados possam ser atendidos da melhor forma possível dadas as circunstâncias".
Comunicado aos passageiros
No comunicado que informa o fim das suas operações e o cancelamento de todos os voos, a companhia aérea espanhola Spanair dá orientações aos passageiros que tenham comprado bilhete da empresa.
A nota completa está disponível no site da empresa, que também colocou à disposição dos clientes um telefone de contato. Para ligar do Brasil, o número é (34) 971 916 047.
A companhia encerra o comunicado dizendo que a “Spanair pede desculpas públicas a todas aquelas pessoas que se sentiram afetadas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário