Tam emite comunicado sobre a queda no sistema de check-in no dia 02/03
No dia 02/03, última sexta feira, por volta das 5h20, a Tam perdeu a conectividade com seu sistema de check-in devido a duas falhas simultâneas: o rompimento de cabos de fibra óptica e uma falha na fusão de fibra óptica na região do ABC paulista.
As falhas prejudicaram todos os aeroportos onde a empresa atua, fazendo com que a operação de check-in fosse realizada manualmente. O sistema foi restabelecido às 11h20 e técnicos da Sita (provedora de tecnologia da informação da companhia) trabalharam em parceria com profissionais da Tam para normalizar a operação no menor tempo possível.
Apesar de o sistema ter saído do ar, equipes de aeroportos trabalharam conforme o plano de contingência pré-definido e o atendimento aos clientes não foi interrompido. Todavia, a pontualidade dos voos foi prejudicada devido o procedimento manual ser mais demorado.
A Anac monitorou as operações da companhia nos principais aeroportos do país e não encontrou motivos para impor penalidades imediatas. O Procon também fiscalizou o atendimento oferecido aos passageiros em Congonhas/São Paulo e não verificou irregularidades. Até as 16h30 de sexta, apenas duas reclamações sobre o ocorrido foram registradas pelo serviço Fale com o Presidente, canal de atendimento aos clientes.
Assim que o sistema foi restabelecido, a operação da companhia foi regularizada e a pontualidade dos voos foi respeitada. Para evitar novos transtornos, a Tam adicionará novas rotas de comunicação ao seu sistema de check-in.
As falhas prejudicaram todos os aeroportos onde a empresa atua, fazendo com que a operação de check-in fosse realizada manualmente. O sistema foi restabelecido às 11h20 e técnicos da Sita (provedora de tecnologia da informação da companhia) trabalharam em parceria com profissionais da Tam para normalizar a operação no menor tempo possível.
Apesar de o sistema ter saído do ar, equipes de aeroportos trabalharam conforme o plano de contingência pré-definido e o atendimento aos clientes não foi interrompido. Todavia, a pontualidade dos voos foi prejudicada devido o procedimento manual ser mais demorado.
A Anac monitorou as operações da companhia nos principais aeroportos do país e não encontrou motivos para impor penalidades imediatas. O Procon também fiscalizou o atendimento oferecido aos passageiros em Congonhas/São Paulo e não verificou irregularidades. Até as 16h30 de sexta, apenas duas reclamações sobre o ocorrido foram registradas pelo serviço Fale com o Presidente, canal de atendimento aos clientes.
Assim que o sistema foi restabelecido, a operação da companhia foi regularizada e a pontualidade dos voos foi respeitada. Para evitar novos transtornos, a Tam adicionará novas rotas de comunicação ao seu sistema de check-in.
Lívia Maio
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