sábado, 3 de março de 2012

TAM diz ter corrigido falha no check-in que provoca filas em aeroportos

A Infraero confirmou que a pane da TAM afetou a todos aeroportos do país em que a empresa atua e que a operação manual teve início às 5h30 desta sexta-feira (02).







São Paulo e Rio — Uma falha no sistema de check-in da TAM provocou filas nos principais aeroportos do país, como Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e no Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira. O sistema voltou a funcionar por volta das 11h30, segundo a TAM. Por volta das 6h, o check-in começou a ser feito feito manualmente, com papel e caneta.
A emissão de cartões de embarque e etiquetas de bagagens também foram de forma manual. A Infraero confirmou que a pane da TAM afetou a todos aeroportos do país em que a empresa atua e que a operação manual teve início às 5h30 desta sexta-feira.
Dos 71 voos com atraso nos aeroportos brasileiros na manhã desta sexta-feira, 61 eram da da TAM, diz a Infraero. No Galeão, a empresa acabou com a fila de prioridade (que atende a idosos, gestantes e passageiros com crianças), há grandes filas e o atraso, segundo funcionário da companhia, está em torno de meia hora.
De acordo com funcionária da empresa, que não quis se identificar, foi dada prioridade a fazer o check-in dos passageiros com voos atrasados. Em Guarulhos, o Aeroporto Internacional de Cumbica, entre 8h e 9h, registrava fila acima do normal no check-in da TAM, segundo a Infraero. O sistema utilizado nos computadores da empresa teria apresentado pane em todo o país.
A TAM, porém, não disse em quais aeroportos ocorre a falha e diz que “o preenchimento manual causa fila em parte dos aeroportos”. Em Congonhas, há passageiros que chegam a ficar duas horas na fila do check-in. Funcionários da companhia aérea informam as pessoas para “ignorar o painel com informações de horários da Infraero”.
A carioca Daniele Louzada chegou às 8h no Galeão, mas às 10h, horário do seu voo para Natal, ainda não tinha conseguido fazer o check-in.
— Está demorando, mas a fila está andando. Só tivemos informação de que o sistema estava fora do ar quando fomos perguntar aos funcionários, antes disso, ninguém havia falado nada — queixa-se Daniele.
Em Belo Horizonte, o Aeroporto Internacional de Confins registrava, às 11h, 80 pessoas na fila do check-in da TAM.
Em nota, a TAM afirma que “devido a um problema ocorrido nesta manhã no link de conexão da SITA (empresa de tecnologia que presta serviços para a companhia aérea) com o sistema de check-in da companhia, a impressão dos cartões de embarque e das etiquetas das bagagens no momento estão sendo feitas manualmente.
O preenchimento manual está causando filas nas posições de atendimento em parte dos aeroportos. A TAM está prestando toda a assistência aos clientes e lamenta os inconvenientes causados pela situação”, diz nota da companhia.
A TAM recomendou aos passageiros que realizassem o check-in pelo site da empresa (www.tam.com.br), antes de se dirigirem aos aeroportos, e informou que o serviço Web Check-in continuava funcionando normalmente.

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