segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Gol barra transporte de cães e gatos de focinho curto após morte de Pug no ES


A empresa Gol Linhas Aéreas resolveu barrar o transporte de cachorros e gatso com o focinho curto, após a morte do cão Santiago, da raça Pug, em um voo de São Paulo para Vitória no dia 13 de setembro. A nova regra entrou em vigor em 22 de setembro, três dias depois de o casal dono do pug ter colocado um vídeo na internet sobre o incidente.

Segundo o dono do animal, Fabio César dos Santos, o cãozinho Santiago chegou desidratado ao aeroporto e com a respiração ofegante. Ele foi levado ao veterinário, onde recebeu primeiros socorros, mas não resistiu.

Fábio e sua mulher, Mariana Castelar de Oliveira, tinham passagens compradas para o voo das 7 horas da manhã. Eles realizaram os procedimentos para poder embarcar com os três cães no voo. A Gol Linhas Aéreas, empresa pela qual viajariam, informou que apenas dois cães poderiam ser transportados e indicou que eles fizessem o transporte pela GolLog, área da companhia responsável por transporte de cargas.

"Fizemos todo o procedimento necessário e pedido por eles. Porém, na hora do check-in, uma funcionária disse que não poderíamos viajar com os três cães e que ela teria que confirmar com a GolLog se o procedimento estava correto", conta Fabio. Isso teria levado o casal a perde o voo e ser realocado no voo das 10h50 da manhã. Os cães, entretanto, já haviam sido despachados.

O segundo voo atrasou cerca de três horas e o desembarque aconteceu às 15h10. "Ainda em São Paulo, pedi várias vezes para ver os cachorros. Os funcionários da Gol não deixaram e chegaram a dizer que eles estavam bem", relata Fabio.

A Gol afirma que, para tomar a decisão de evitar o transporte deste tipo de animal, consultou veterinários. Segundo a companhia, esses animais "não possuem grande capacidade respiratória, o que prejudica a regulação de temperatura corporal".

Entre os recém-barrados estão gato persa, burmês, exótico e himalaio e cachorros boston terrier, boxer, pug chinês e holandês, chow chow, lhasa apso e shih tzu. Até então, a empresa só vetava buldogues.




 RESPOSTA DA GOL LINHAS AÉREAS

A GOL lamenta profundamente pelo ocorrido com o cachorro Santiago, no último dia 13. A empresa informa que um de seus diretores contatou pessoalmente o cliente na semana passada, pediu desculpas em nome da companhia, forneceu informações sobre a apuração interna e se colocou à disposição para prestar todo o suporte possível. Durante esse contato, o cliente se reservou no direito de falar somente por meio de seu advogado. Em respeito isso, a GOL prestará os esclarecimentos diretamente aos envolvidos. (FONTE: Blog da GOL)

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