terça-feira, 8 de novembro de 2011

As obras da Grande Vitória que viraram novela. E não estão nem perto de acabar

Falta de planejamento e organização transforma obras importantes em verdadeiras lendas urbanas.

Reportagem especial GAZETA ONLINE -  Atualizado em 05/11/2011 - 20h17
Texto original: Maurílio Mendonça


Quantas vezes você já ouviu falar que os galpões do IBC, em Jardim da Penha, iriam virar um centro cultural? Ou leu mais uma promessa de que as obras do aeroporto seriam retomadas? E o novo Galpão das Paneleiras, na foto ao lado, tantas vezes prometido e até hoje não inaugurado. Segunda Ponte de Colatina? Uma das recordistas quando se trata de obra com atraso levou exatos 20 anos para ser construída.

A Terceira Ponte conseguiu ser mais "rápida": foram quatro governos e 11 longos anos para a conclusão. O resultado? Com tanta demora, quando ficam prontos, muitos desses projetos já estão defasados. O pior: de tanto serem adiados, fica difícil prever quando sairão do papel. E se sairão.

O futuro distante desenhado para esses projetos - a maioria, de grande impacto para a população - pode ser de anos ou até décadas. Mas, afinal, o que nos falta para, pelo menos, chegar perto de países como o Japão, que consegue reconstruir uma rodovia destruída por um terremoto em menos de uma semana? Planejamento e agilidade para lidar com burocracia, explica o engenheiro mecânico Paulo Ruy Mattos, especialista em obras industriais de grande porte.

Aeroporto de Vitória

A novela (campeã de audiência):

Com quatro anos de atraso (era para ser entregue em 2007), o novo Aeroporto de Vitória está previsto para ficar pronto até o final de 2014. Serão dez anos de espera, ao todo, do anúncio da obra, em 2004, até sua conclusão.


O que é: Principal aeroporto do Estado, terminal está defasado há anos. Proximidade do Espírito Santo com Estados como Rio de Janeiro e São Paulo, sedes de eventos esportivos de grande porte pedem mais agilidade nas obras.

O que dizem as autoridades: Problemas na elaboração dos projetos executivos, supostos desvios de recursos e irregularidades em licitações atrasaram o projeto. Possibilidade de privatizar terminal ganha muita força no meio político. 

Qual é o prazo:
Todas as obras estão previstas para ficar prontas no final de 2014. Dez anos após seu início.

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