terça-feira, 29 de novembro de 2011

Aparelho que facilita pouso na chuva espera instalação

Aparelho que facilita pouso na chuva espera instalação

O equipamento que permite aterrissagem com o tempo ruim deveria estar no lugar há tempos


A Gazeta
por Frederico Goulart

Não bastasse a série de problemas de infraestrutura, o Aeroporto de Vitória ainda está sendo obrigado a servir de depósito para equipamentos que, ociosos, não estão contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços. Há um meses, o Instrument Landing System (ILS) - sistema de precisão que permite aterrissagem com segurança em condições de mau tempo - segue à espera de instalação.  


Estimado em US$ 2 milhões, o equipamento teve a compra anunciada pelo governo federal em maio do ano passado, e a instalação - que teria início em julho de 2010 - já deveria estar concluída.


A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) diz que a responsabilidade é da Aeronáutica, alegando que sua função é, apenas, administrar os terminais. Já a Aeronáutica aponta que seu papel é o de homologar (testar) o sistema, após sua instalação. Até o fim da noite de ontem, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) não se manifestou.


O ILS opera por meio de instrumentos que fornecem orientação para aproximação e aterrissagem de aeronaves na pista. Através dele, o piloto recebe informações sobre a direção exata da pista e da rampa, além do ângulo exato que a aeronave deve estar para pousar.


Sem o sistema, é necessário um teto (distância entre o chão e as nuvens, sem interrupção de visão da pista) mínimo de 120 a 150 metros. O ILS reduziria essa distância, em segurança, para 60 metros e, até, a zero, como em Londres, que usa o equipamento mais moderno para permitir pouso com neblina.


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Análise

Comandante Carlos Camacho
, Secretário de Segurança Operacional do Sindicato dos Aeronautas
"Segurança no pouso aumenta em até 70%
A utilização do Instrument Landing System (ILS) é de grande importância, pois permite um aumento nos níveis de segurança para os pilotos de aproximadamente 70% nos casos de pouso de aeronaves em dias de chuva. Isso é possível já que o equipamento de precisão possibilita uma aproximação mais segura em relação ao solo, mesmo em condições adversas de visibilidade. O ILS mostra a orientação lateral do avião em relação à pista e o ângulo de descida. A facilidade para o piloto é garantida, pois o equipamento oferece, de forma eletrônica, a visão do eixo da pista e cria um raio que coincide com esse eixo, mantendo o avião sobre ele durante todo o tempo da aterrissagem. Também eletronicamente, o equipamento cria uma rampa que ajuda no procedimento.


Evolução da compra

Prejuízo.
Há dois anos, o Aeroporto de Vitória ficou fechado por cinco dias em função de chuvas. No período, foram computados 188 cancelamentos de voos. Essa situação fez o governo realizar nova solicitação à Infraero para instalar o ILS

Pedido. O primeiro pedido havia sido feito em agosto de 2007. Na oportunidade, o governador Paulo Hartung encaminhou carta ao presidente Lula pedindo a instalação do equipamento que, na época, custava US$ 2 milhões

Previsão. Em maio de 2010, quando a compra foi liberada, a previsão era de que a instalação começaria no mês de julho e estaria concluída em maio deste ano.


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