sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Aeroporto de Linhares

Visita técnica a aeroporto de Linhares vai agilizar obras de construção de nova pista


O comando da Aeronáutica e a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República irão promover a visita até o final deste mês


ZENILTON CUSTÓDIO - A GAZETA

foto: Prefeitura de Linhares
Aeroporto municipal de Linhares
Aeroporto municipal de Linhares
Atualizada às 16h39
A secretária de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Luciene Maria Becacici Esteves Miranda, anunciou nessa quinta-feira (23) que até o final deste mês o comando da Aeronáutica e a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR) irão promover uma visita técnica no Aeroporto Municipal de Linhares. A iniciativa visa agilizar as obras de construção da nova pista de pouso e taxiamento.
Leia mais notícias no Gazeta Online Norte

Luciene explicou que as pendências jurídicas existentes já foram superadas. Segundo ela, no final do ano passado, a Secretaria de Ação Civil entendeu que o Estado não estaria em condições de firmar convênio para a obra. Entretanto, destacou, o ministro Ayres Britto, no exercício da presidência do Supremo Tribunal Federal deferiu liminar afastando a exigência da União e permitindo a agilização do processo.

Em relação à vistoria no aeroporto, processo que envolverá ainda técnicos do Setop e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Luciene considerou se tratar de uma etapa fundamental para abertura do processo de licitação. Segundo ela, apesar das dificuldades burocráticas, o convênio está firmado desde dezembro do ano passado.
O valor do convênio é de R$ 32 milhões, sendo que 40 % dos recursos serão disponibilizados pelo governo do Estado e 60 % pela União.

Ela disse ainda que, além de uma nova pista de pouso, que terá 1.925 metros de extensão por 45 metros de largura, também serão construídos um pátio para estacionamento de aeronaves e um sistema de sinalização.

A nova pista será construída paralela à atual, para receber uma média de 1, 2 mil pousos por ano ou até quatro pousos por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário